quinta-feira, janeiro 23, 2014

Cuidados com o Catú - parte 2

Após o meu texto sobre cuidados com o Catú velhinho recebi alguns emails perguntando quais são todos os cuidados que tenho com o Catú, então seguem:

Comida - o Catú come a ração Premier Sênior (não estou ganhando nada para promover, tá?!), ela é aerada e quando ele morde ela se desfaz. Isso é necessário, pois no caso do Catú, os dentes já não estão em condições de morder nada duro!
Por conta do formato do focinho os dentes da frente acabaram ficando ainda mais para frente, tem também um canino que está quebrado, faz uns 5 anos atrás que ele resolveu morder um dos jabutis! :/
Também gosto de fazer um agrado para ele, então às vezes misturo com a ração arroz, carne moída e cenoura. Essa comida é preparada só para ele, por isso não coloco óleo, azeite ou sal, no máximo alho que é um vermífugo natural!

Banho - como o Catú tem problemas na coluna já não toma mais banho no petshop, em casa tento deixá-lo o mais tranquilo possível e várias vezes acabo penteando no final do dia ou até no outro dia para não estressá-lo. Também acabei raspando os pelos do peito e diminuindo o tamanho dos pelos de cima, assim enrosca menos!

Petisco - os petiscos precisam ser os mais moles possíveis, como disse na parte da comida ele não tem mais os dentes fortes, por isso quando o petisco é duro ele fica só na vontade! =\
Tem alguns palitinhos que ele consegue comer com os dentes do fundo e daí ajudo nesse processo!


Remédios - diariamente o Catú toma no jantar o condroton e isso faz uns 6 anos. É caro, mas ajuda na qualidade de vida dos cachorros de porte grande!
Quando ele fica com dor nas costas trato com dipirona, mas no último ano aconteceu só 1 vez, ainda bem!
Para qualquer medicamento sugiro consultar um veterinário, inclusive tem uma substância que o Collie não pode usar. É a Ivermectina, então converse antes com um veterinário!!!!!


Passeio - ele está velhinho, mas mesmo assim adora passear na rua. Então tenho feito passeios curtos para deixá-lo feliz!!!!



Você tem outros cuidados com o seu velhinho?! Conte para nós!!!

Beijos

Nenhum comentário: